Artisan Bread com sementes

Isto de ser pré emigrante é uma situação complicada. Dou por mim a descobrir e a tentar reter tudo o que não vou ter por lá. Dou com a minha mãe a fazer listas intermináveis de tudo o que não vou ter, de tudo o que tenho de levar e de tudo o que vou deixar de fazer lá. Bem começa até a ser engraçado porque começo a dar por mim a dizer que não vou cortar o cabelo durante sei lá quantos meses...como se lá não houvesse cabeleireiras!

Bem já sei que café e bacalhau são palavras desconhecidas por lá....haja pão!




Artisan Bread com sementes
Adaptado do Blog Sabores com História


Ingredientes:
  • 500kg de farinha T65
  • 50g de farelo de trigo
  • 350ml de água morna
  • 6gr de fermento seco
  • 5gr de sal fino
  • Sementes de girassol a gosto

Num recipiente plástico, colocar a água e o fermento. Misturar bem com uma vara de arames. Adicionar a farinha com o farelo e as sementes e o sal. Envolver tudo muito bem e lentamente. Não precisa amassar, basta que esteja tudo misturado. A massa irá estar cheia de grumos, é mesmo assim. Polvilhar com farinha de milho, ajuda a criar uma crosta ainda mais estaladiça. Deixar repousar 2h à temperatura ambiente. Findo o tempo tapar e guardar no frigorífico ou usar de imediato. Sempre que se quiser pão fresco basta tirar uma porção de massa com as mãos bem enfarinhadas em farinha de milho, moldar sem amassar e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixar repousar 30min. Durante este tempo o forno deverá estar ligado a 190ºC. Passados os 30min pegar na folha com o pão e colocar dentro de uma forma de bolo inglês, isto se pretender um pão com o formato que está na foto. Poderá fazer redondo, bolinhas, o que mais apetecer. Colocar no forno e deixar cozer até dourar a gosto. Cerca de 10min antes de estar pronto retirar da forma e voltar a colocar no forno. O pão estará cozido assim que bater nele e ouvir um som oco.






Comentários

  1. Gosto muito de pães assim rústicos, uma ocasião fiz essa receita e foi um sucesso. Ficou lindo o seu, um visual muito apetitoso. Parabéns pela entrevista. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares